terça-feira, 26 de julho de 2011

Poemas

 
 
 
 
Hoje publicaremos três poemas lindos da Inês Cristina para Iago, são poemas lindos feitos com muito amor e carinho !!!
 
Porta e janela, dentro delas um anjo.
 
  Meu Iago, meu lindo, meu anjo...

  Não sei como fazer para compreender esse teu mundo.

  Abra a porta para eu entrar, abra a janela para eu pular, deixe-me poder te tocar, deixe-me saber o quê se passa aí por dentro.

Oh! Meu lindo perdoe-me por querer invadir esse mundo tão seu, mas Iago, eu preciso saber de você...Iago perdoe-me por ser tão egoísta ao ponto de querer invadir você, mas preciso saber se faço parte desse mundo, preciso saber como posso te ajudar...

 Então Iago, abra a porta, abra a janela do teu mundo, olha! Aqui do outro lado existe muitas pessoas que te amam, pessoas que não se prepararam para esse mundo tão calado.

 Iago perdoe-me esquecemos que você é um anjo e que os anjos são misteriosos, nós humanos não conhecemos o seu mundo, mas saiba que estamos lutando para abrir a porta ou pular a janela. E que se um dia eu encontrar um gênio e este me conceder um pedido, então pedirei para arrumar tudo que aí dentro estar.
 
                                                            De Inês Cristina.
                                                      Para: Iago Yazir Cardoso.
 
Amor, respeito e aceitação.


Mãe acolhe-me em teus braços,
Mãe defende-me e alimenta-me, protege-me de maus olhos, protege-me de maus tratos...
Mãe acolhe-me ao teu corpo como se fossemos apenas um só corpo...
Mãe ama-me com esse teu amor natural e incondicional,
Mãe permita ao mundo que este me respeite...
Mãe me aceita como realmente sou, acolhe-me com teu amor...
Mãe grita ao mundo que teu filho é especial,
Mãe ama-me como autista que SOU.

Dedico esse poema a todas as mães que têm filho autista.
Inês Cristina Cardoso Dantas Varela dos Santos. Tia do lindo
Iago Yazir Cardoso Pessoa.
Natal, 10\08\2010


Acreditar sempre...

              Um dia acreditei em amor, acreditei em ser feliz para sempre.
              Um dia acreditei que poderia conquistar todos os meus sonhos e realizar todos os meus desejos.
              Um dia acreditei num lindo casamento do qual teria muitos filhos e uma grande família.
              Um dia realizei quase tudo...
              Um dia engravidei, ah! Como foi lindo aquele dia e aí ele chegou tão lindo, tão cheio de vida, cheio de esperanças...
              Um dia acreditei que nada acontece por acaso e percebi que somos todos diferentes que as coisas simplesmente acontecem.
              E acreditei em: médicos, professores, mães, família, políticos e acreditei em Deus..., Deus?E parei... Por alguns instantes, parei e   perguntei: _ Por que comigo?Por que meu filho?
              E Deus me fez acreditar apenas que fui à mulher em que ele acreditava, fui a escolhida por Deus para ser mãe de um AUTISTA. E hoje acredito que tudo pelo qual passei foi apenas o começo para acreditar no milagre de DEUS.
              Hoje acredito no milagre do amor de uma mãe que tem um filho AUTISTA.


               Dedico essa mensagem a minha irmã: Narjara Cristina Cardoso, mãe do lindo Iago Yazir,a quem dedico todo o meu
                                                      meu amor.Iago Yazir Cardoso é um lindo menino AUTISTA de apenas seis anos.

                                                             Inês Cristina Cardoso Dantas Varela dos Santos,tia do lindo Iago Yazir Cardoso Pessoa
 

 
 (crédito da foto: google imagem / site http://anormal-anm.com/?p=5538)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Autismo e Odontologia

Quem tem um autista na família sabe o quanto é difícil a tarefa de levá-lo ao dentista. Além da aceitação do mesmo, é preciso encontrar profissionais pacienciosos para lidar com esse paciente tão especial.

Em São Paulo, trabalha a Dr.a Adriana Zink, cirurgiã - dentista, especialista em pacientes com necessidades especiais. A Dra Adriana lançou o livro intutulado "Autismo e odontologia. É brincando que se atende".

No site clique aqui para ser direcionado ao site da agbook, você pode adquirir o livro e conhecer o trabalho dessa querida profissional.

A Dr.a Adriana estará em Porto Alegre/RS, dia 10/09/2011 no evento da AMARS- Associação de Pais e Amigos dos Autistas do RS, onde palestrará "Abordagem lúdica do paciente no espectro autista para o tratamento odontológico."  O referido evento é gratuíto. No blog da AMARS, você poderá conferir as demais palestras do evento.

créditos do desenho: google imagens (site: http://www.respeitemeusmullets.com.br/2010/09/meme-da-nostalgia.html)




quinta-feira, 21 de julho de 2011

Poesia

Hoje postaremos uma poesia de nossa voluntária e colaboradora Rita Cherutti:

 Autístico amor
Nunca tive seu olhar,
Magia, círculos, tornados,
Brisa, vendaval,
Choros, risos,
Sou seu bambolê,
giro, giro…
Estou próximo à você…
mas somente meus giros te encantam,
mas não sinto teu toque,
Não tenho teu olhar,
Mesmo assim sigo girando em torno de você,
Você é quem conduz,
bailarina, borboleta, fada…
Sou tudo o que a tua fantasia criar,
Aprendi que esta é tua forma de amar…
Tocar…
olhar…
Aceito, amo…
Entendo…
Teu autístico amor.
 

(À todos meus pacientes,autistas que me dedicam seu autístico amor)
Rita Cheruttti

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dieta e autismo

Dieta e autismo!

Ainda sem estudos divulgados aqui no Brasil, digo, estudos sérios, publicados em revista de impacto, estudos controlados, randomizados, desta forma somos carentes aqui no Brasil de comprovação dos benefécios ou não da dieta livre de Glútem e Caseína.
Na tentiva de acabar ou melhor diminuir o "achismo"é que dedico meu mestrado para estudar crianças autistas e adieta sem glúten e sem caseína na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, esta pesquisa irá se estender até um ensaio clínico duplo cego  randomizado (doutorado), baseio meus estudos no protocolo da Inglaterra, onde temos publicações sérias e confiáveis em dieta e autismo desde antes da década de 90.
Recebo diariamente telefonemas e e-mails solicitando "dicas", ou segunda opinião, ou solicitação de atendimento as crianças com autismo. Porém devo dizer que geralmente estas crianças já estão em dieta, ou fazendo exclusões de alimentos sem orientação adequada ou baseada em "internet terapia", o que me assusta muito. E agora gostaria de me falar aos pais, por favor não iniciem uma dieta onde existe todo um protocolo de atendimento e observações baseados em que leram em sites de buscas, existem estudos sérios, artigos que trazem o que é a dieta, no Brasil como falei, eu estou iniciando este estudo, porém o que resta ainda aos profissionais é a literatura internacional.
Quanto a literatura internacional, também é necessário filtros na hora de ler, conhecer o pesquisador, ver se esta revista está indexada ou é apenas mais um relato único sem validade alguma para quem pesquisa de forma séria a dieta livre de glútem e caseína.
Lembro que a exclusão de forma errada pode ser tão prejudicial quanto permanecer com os alimentos.
Sei da frustação de muitos pais que querem o melhor para seus filhos, porém o melhor é fazer o que é seguro, não entrar em "pacotes"prontos que vendem sonhos e acabam por dificultar um tratamento realmente efetivo onde todos os profissionais envolvidos (neuropediatras, psicólogos, fono, geneticista, musicoterapeuta, nutricionista, entre outros), estejam de acordo com a dieta, e quando falo em dieta falo na dieta aplicada de forma adequada e supervisionada, com a retirada de alimentos de forma certa, com a inclusão de suplementação na hora certa, conforme o que nos manda os melhores e mais confiáveis artigos baseados em pesquisas de qualidade e sérias.
O tratamento existe? Sim existe, mas deve ser utilizado somente por quem entende, com supervisão, com médicos, nutricionistas, e estes sejam realmente treinados, ou pós graduados, e que em sua formação exista pesquisa na área do autismo e dieta.
Em que consiste o protocolo de exclusão de glútem e caseína?
Baseia-se na retirada gradativa de cada um dos alimentos, individualmente durante algumas semanas, observação rigorosa e criteriosa da equipe que acompanha a criança, suplementação após algumas semanas de exclusão dos alimentos, cuidado especial com a candidíase que pode aumentar com o início da dieta, para isso também existe suplementação adequada. Procure um Profissional.

Rita Cherutti, Nutricionista, especilista em Psicologia e Comportamento Alimentar, pesquisadora do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em autismo, mestranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde estuda dieta e autismo.

Influência do polimorfismo 5-HTTLPR e fatores de risco ambiental em uma amostra brasileira de pacientes com transtornos do espectro do autismo.

Influence of the 5-HTTLPR polymorphism and environmental risk factors in a Brazilian sample of patients with autism spectrum disorders.

Brain Res. 2009 Apr 24;1267:9-17. Epub 2009 Mar 10.

Source

Graduate Program in Genetics and Molecular Biology, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil.

A Doutora Danae Longo, será uma das palestrantes do II Ciclo de Palestras da AMARS.

Abstract
The 5-HTTLPR polymorphism of serotonin transporter gene is widely investigated in association studies in autism spectrum disorders (ASD). The results of such studies, however, remain controversial possibly due to the great genetic heterogeneity related to ASD and the lack of evaluation of the triallelic functional structure of 5-HTTLPR. This study tested for association between the 5-HTTLPR and ASD in a Brazilian sample by case-control and family-based association test (FBAT) methods, considering the bialelic and triallelic structures of this polymorphism. In addition, we performed an exploratory analysis of associations between specific clinical outcomes of ASD patients and 5-HTTLPR as well as several prenatal environmental factors. Genotyping was achieved in 151 ASD patients, 179 unrelated controls and 105 complete trios. There was no evidence of association between the 5-HTTLPR with ASD in both case-control and FBAT tests, but the LaLa 5-HTTLPR genotype was associated with mood instability in patients (P=0.006). The prenatal exposure to potential neuroteratogenic drugs was associated with epilepsy (P<0.001). Our findings suggest that the 5-HTTLPR is not associated with ASD in the Brazilian population, even considering the triallelic structure. Additionally, this study suggested a role of the 5-HTTLPR and environmental factors in the clinical expression of ASD.

O polimorfismo 5-HTTLPR do gene transportador da serotonina é amplamente investigada em estudos de associação em distúrbios do espectro do autismo (ASD). Os resultados de tais estudos, no entanto, permanecem controversos, possivelmente devido à grande heterogeneidade genética relacionada com ASD ea falta de avaliação da estrutura funcional do trialelo 5-HTTLPR. Este estudo testou a associação entre o 5-HTTLPR e CIA em uma amostra brasileira de caso-controle e de base familiar teste de associação (FBAT) métodos, considerando as estruturas e bialelo trialelo deste polimorfismo. Além disso, foi realizada uma análise exploratória das associações entre os resultados específicos de clínica de pacientes ASD e 5-HTTLPR, bem como vários fatores ambientais pré-natal. Genotipagem foi alcançada em 151 pacientes ASD, 179 controles independentes e 105 trios completa. Não houve evidência de associação entre o 5-HTTLPR com ASD em ambos os caso-controle e testes FBAT, mas o LaLa genótipo 5-HTTLPR foi associado com instabilidade de humor em pacientes (P = 0,006). A exposição pré-natal a drogas potencialmente neuroteratogenico foi associada com epilepsia (P <0,001). Nossos resultados sugerem que o 5-HTTLPR não está associado com ASD na população brasileira, mesmo considerando a estrutura trialelos. Além disso, este estudo sugere um papel dos fatores 5-HTTLPR e ambientais na expressão clínica da ASD.
(Tradução feita utilizando ferramentas de tradução).

JORNAL AUTISMO

Vem aí o Jornal Autismo. Mais uma iniciativa da AMARS - Associação de Pais e Amigos dos Autistas do RS.